Protetores dos artistas, os Mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento que patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles os mecenas italianos, os Médicis em Florença, os Sforza em Veneza. Os papas Júlio II e Leão X também foram grandes mecenas.
O nome tem origem em Caius Maecenas, que foi um cidadão romano da época imperial. Foi um grande político, estadista e patrono das letras. Administrou a fortuna da sua família que era rica (entre 74 a.C. e 64 a.C.) e foi um conselheiro hábil e de confiança de César Octaviano (Augustus).
Este Imperador fez-se muitas vezes representar por Maecenas como seu tribuno, orador, patrono e amigo pessoal para várias missões políticas. Mais tarde aposentou-se e devotou todos os seus esforços a seu círculo literário famoso, que incluíu Horácio, Virgilio, e Propertius, patrocinando-os com amizade, bens materiais e proteção política. Aos seus protegidos provou ser um amigo e um patrono eficiente e generoso.
Aos meus Mecenas, agradeço pelo apoio ao projeto do meu livro:
Sônia – Taberna Portuguesa
Edson Yonaha
Dugayr Campos
Instituto Canops
Iron Santana
Cristiane – Sermat
Olifer
Geraldo – Tom Shoppim
Carlos – Criartt
Esses Mecenas me apoiaram quando tive muitas dificuldades em lançar essa obra e a eles devo o sucesso desse projeto.
Muito obrigado a todos.
Deixe um comentário